24/05/2011

Dia Internacional

Ato público pelo Dia Internacional da Criança Desaparecida acontece na Secretaria, ao lado do metrô Barra Funda, 25/05, às 15h

No estado de São Paulo são registrados, em média, 18 mil desaparecimentos ao ano, desses 9 mil são crianças e adolescentes e 16% tem deficiência.

   

No próximo dia 25 de maio, quarta-feira, às 15 horas, acontecerá na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo, um Manifesto Público para marcar o Dia Internacional da Criança Desaparecida. Na ocasião haverá dois importantes atos: assinatura do Decreto que institui o dia 25 de maio como o "Dia Estadual da Criança Desaparecida" e o lançamento do livro "Caminho de Volta - Desaparecimento e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Relatos de Pesquisa". Além do Brasil, outros países marcam a data, como: Estados Unidos, Canadá, França, Holanda, Reino Unido, Polônia, Bélgica e Portugal.

Essa mobilização contará com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doutora Linamara Rizzo Battistella, a Deputada Estadual, Célia Leão e a Professora de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da USP, Gilka Gattás, entre outros. Espera-se mobilizar toda a sociedade, profissionais de assistência social, saúde e educação e representantes de instituições, dada a urgência e gravidade do tema.

A mobilização manifesta a necessidade de ações que viabilizem medidas de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes, e ações que auxiliem na identificação e localização de desaparecidos.

O Decreto a ser assinado na quarta-feira, além de instituir o dia 25 de maio como o "Dia Estadual da Criança Desaparecida", estabelece como obrigatoriedade a inclusão, no ato do registro, a identificação, por fotografia digitalizada, de todas as crianças e adolescentes de até 18 anos, mesmo acompanhadas por seus pais e/ou representantes legais, quando forem se matricular ou renovar a matrícula nas instituições de ensino (incluindo creches) e de saúde; nas bibliotecas; nos centros esportivos; nos abrigos e instituições de atendimento em geral e quando forem obter a isenção de transporte público.

Segundo a Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Estado de São Paulo, ligada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), é registrada uma média de 60 casos de desaparecimento de pessoas, diariamente na capital paulista.
No Brasil, anualmente, desaparecem cerca de 40 mil crianças e adolescentes. No estado de São Paulo são registrados, em média, 18 mil desaparecimentos ao ano. Desses, 9 mil são crianças e adolescentes, com faixa etária até 18 anos.

Do total de crianças e adolescentes desaparecidos, 16% apresentam algum tipo de deficiência.
A Mobilização do dia 25 de maio surge com o intuito de destacar para a sociedade a gravidade do problema, para que a população reaja a esse cenário lastimável e haja um esforço conjunto para encontrar formas de superar essa realidade.

 

Sobre o livro

O livro Caminho de Volta - Desaparecimento e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Relatos de Pesquisa, das autoras Gilka J. Figaro Gattás, Claudia Figaro-Garcia e Tatiana Savoia Landini, apresenta dados atualizados sobre crianças e adolescentes no Estado de São Paulo.

Depois de 5 anos de trabalho, a equipe do Projeto Caminho de Volta relata os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as possíveis correlações entre o desaparecimento e a exploração sexual comercial que ocorre nessa faixa etária. Dois temas complexos que ainda merecem ser melhor estudados.

Mais informações: http://www.caminhodevolta.fm.usp.br/

 

Ato público pelo Dia Internacional da Criança Desaparecida

Data: quarta-feira, dia 25 de maio de 2011, às 15h00

Local: sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo, ao lado do Metrô Barra Funda: avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10 do Memorial da América Latina, São Paulo, SP

 

TODOS ESTÃO CONVIDADOS E SÃO MUITO BENVINDOS!!

 

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 20/05/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário